Orientação sexual e identidade de gênero

Muitas pessoas ainda não sabem definir totalmente as diferenças entre identidade de gênero e orientação sexual, desinformação que pode fomentar o preconceito e opressão contra a diversidade da população LGBTQIA+.

Antes de mais nada, é importante frisar que a comunidade não possui nenhum transtorno de comportamento ou doença, apenas fizeram escolhas em relação à sua orientação sexual, que devem ser respeitadas.

Identidade de gênero

A identidade de gênero está relacionada com a forma como a pessoa se sente em relação ao seu próprio gênero. Pode ser feminina, masculina, travesti, trans, homem, mulher, não-binário, entre diversas outras escolhas.

Temos comuns para designar as identidades de gênero são: cisgênero (identificação com o gênero atribuído ao nascimento) ou transgênero (quando a pessoa se identifica com um gênero diferente do que lhe foi atribuído ao nascimento).

Há um tempo, as identidades de gênero trans eram consideradas desvios e transtornos mentais. No entanto, conforme o avanço do conhecimento científico, social e psicológico, ser uma pessoa trans é característica da diversidade e potência de vida, uma escolha que deve ser respeitada.

Orientação sexual

A orientação sexual está associada ao desejo afetivo-sexual de uma pessoa por outra, seja ele romântico ou não. Pode ser heterossexual, homossexual, pansexual, bissexual, entre outras modalidades.

Quem possui a orientação heterossexual se sente atraída pelo gênero oposto. Já o homossexual deseja alguém do mesmo gênero. Pessoas bissexuais se atraem por ambos os gêneros.

Conflitos relacionados à identidade de gênero ou orientação sexual

Pessoas com conflitos associados à identidade de gênero ou orientação sexual podem buscar por um psiquiatra para acolher os seus sentimentos e questões relacionados com a própria existência.

Esse processo ajudará o paciente a refletir sobre os seus anseios, questões e angústias relacionadas com a orientação sexual ou identidade de gênero, uma vez que é comum que alguns pacientes tenham dúvidas e dificuldades decorrentes do preconceito, discriminação e falta de aceitação pela família e sociedade.

Acompanhe o CANAL
Psiq&Saúde no youtube!